fbpx
O meu site é seguro?

O meu site é seguro?

O meu site é seguro? Saber se o seu site é seguro é uma das maiores preocupações que o seu cliente terá na hora de navegar e ainda mais quando comprar no seu site. Estamos a falar  dos nossos dados, e quando se trata de pagamentos online ainda maior será a preocupação do nosso cliente, e a nossa também pois para além de sermos clientes também, queremos que os nossos clientes tenham uma experiência de compra segura. Para uma internet ainda mais segura e para uma experiência de navegação mais rápida a Google desde este ano que começou a catalogar no seu navegador(Google Chrome) os sites não seguros, sendo que apartir de Outubro nestes sites vai ser possível uma mensagem de site não seguro.

site-inseguro

Site Seguro significa que em termos de SEO o nosso site fica melhor posicionado para um que não tenha. Para além da importância para a confiança e experiência para o nosso cliente/utilizador, um certificado SSL significa uma melhor otimização em termos de SEO no nosso site. Com o aumento das transacções online, a Google estima que até 2021 o comércio online irá dobrar as vendas. É mais do que uma razão para que tenhamos o nosso certificado de segurança no nosso site.

HTTP e HTTPS? 

HTTP, é uma abreviação de HyperText Transfer Protocol e é um protocolo de aplicativo para permitir a comunicação entre sistemas fisicamente dispersos. O HTTP usa a porta 80. Qual é a porta da qual o servidor da Web aceita solicitações. A maioria dos recursos são arquivos (imagens, etc.), mas podem incluir outros dados, como saída de scripts. Existe uma versão mais segura do HTTP conhecida como HTTPS. Isso normalmente envolve o uso de um Certificado SSL que cria uma conexão segura e encriptada entre o navegador e o servidor da web. O HTTPS usa a porta 443 para comunicações. Em resumo se o meu site não usa HTTPS:// então não tenho um certificado de segurança.

5 Razões para termos um Certificado SSL ?

1- Melhor otimização em termos de SEO,

2- Mais rapidez no carregamento das nossas páginas,

3- Uma maior segurança com encriptação de dados,

4- Uma maior confiança para os nossos clientes

5- O selo do site,  uma representação gráfica da protecção aplicada no seu site através da aplicação de um certificado SSL.

Certificados SSL ? O que são os Certificados SSL?

SSL=Secure Sockets Layer em inglês, consiste num código implementado no servidor que permite a encriptação de conteúdos.Um website com certificado SSL, permite a transferência de dados entre o servidor e o terminal do visitante de forma encriptada, garantindo assim total segurança contra intercepção de dados confidenciais por terceiros.

Qual é o Certificado SSL que devo escolher?

Para escolhermos qual o certificado SSL que se adequa melhor às nossas necessidades, temos que ter em consideração o numero de domínios e quais os tipo de validação.

1 – Validação de Domínios – Certificados SSL com validação por domínio são o tipo mais básico de SSL. São certificados que providenciam encriptação básica, são emitidos de forma rápida e implicam uma simples verificação do detentor do domínio. Os certificados com validação baseada em domínio são por norma os mais acessíveis.

2 – Validação Organizacional – Certificados SSL com validação por organização incluem a autenticação do negócio ou organização associada a um domínio. Esta validação permite obter um maior nível de segurança aos visitantes dando-lhes a entender que podem de facto confiar ao servidor a submissão dos seus dados pessoais.

3 – Validação Alargada – Certificados SSL com validação alargada são o top dos SSL. Com a validação alargada, a entidade certificada conduz um processo aprofundado de análise ao seu negócio antes de proceder à emissão do certificado SSL. Estes certificados disponibilizam o mais elevado grau de segurança e confiança.

Depois dentro dos certificados SSL, temos para o Certificado de domínio único, para Certificados SSL Wildcard podem ser utilizados para todos os subdomínios do mesmo nível relativamente a um domínio e Certificados SSL para múltiplos domínios permitem a instalação em diferentes domínios ou hostnames assentes em IP distintos.

Actualmente é possível ver muitas empresas a não darem a devida importância a este tema,muito pela falta de informação e pelo desconhecimento total de quais as implicações negativas ao nível do seu SEO como para a confiança do seu cliente.Em resumo se estamos a fazer uma pesquisa no motor de busca, a nossa empresa não irá aparecer nos melhores posicionamentos  Continuas a pensar que não é importante investires num certificado de segurança?